Colaboração para o UOL
14/10/2022 20h02
Um tornado com ventos de até 120 km/h deixou um rastro de destruição na divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O município mais castigado, Itá, no meio oeste de Santa Catarina, chegou a decretar estado de emergência.

Os fortes ventos chegaram à cidade na tarde de ontem, acompanhados de muita chuva e queda de granizo. Segundo a Defesa Civil, a passagem do tornado fez estragos nas cidades de Paial, Seara e, principalmente, Itá, que faz divisa com o estado gaúcho.

“Em Itá tivemos 13 ocorrências, entre telhados de residências levados pelos ventos, muros, árvores e postes que foram derrubados sobre as casas e até uma árvore arrancada pela raiz, que acabou atingindo um veículo. Por sorte, ninguém se feriu”, afirmou o meteorologista-chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, Murilo Fretta.

O calor e a umidade provenientes da região amazônica, combinada ao aprofundamento de uma área de baixa pressão, que se deslocou pelo sul do Brasil, foram as condições propícias para a formação dos núcleos de tempestade que deram origem ao tornado.
Nos 20 minutos em que tocou o solo, ou seja, das 16h20 às 16h40, o tornado provocou queda de árvores em diversos locais do município, com pouco mais de 6,4 mil moradores, segundo o IBGE, e conhecido turisticamente por suas águas termais.

Segundo a Defesa Civil, desde segunda-feira (10), mais de 2 mil pessoas já foram atingidas pelas chuvas no estado e 23 cidades registraram estragos ao órgão estadual. A região Oeste foi a mais atingida.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Por favor, tente novamente mais tarde.

Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Ainda não é assinante? .
Se você já é assinante do UOL, .
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

São Paulo, 14 – A media móvel de casos de covid-19 foi hoje a 4.463, queda de 34% ante o índice de duas semanas…
São Paulo, 14 – O Brasil tem 104.810.560 pessoas (48,8% da população) imunizadas com reforço ou a dose adicional…

source