Selecione a página
15/10/22 – 09:02 | Formiga
A indicação de leitura da semana é o livro ‘’Tonico’’ do autor José Rezende Filho, da série Vaga-Lume.
O projeto ‘’No Meio do Caminho tem um Livro’’ é idealizado pelas três bibliotecas públicas de Formiga.
O livro narra a história de Tonico, um garoto de 13 anos, que pertence a uma família pobre do subúrbio ferroviário do Rio de Janeiro. Ele acabou de perder o pai e terá que enfrentar tempos difíceis pela frente.
O tio de Tonico tenta reorganizar a vida da família e vê como única saída que o sobrinho passe para a escola noturna e comece a trabalhar para ajudar a mãe, as irmãs e a avó no sustento da casa.
Tonico, que ainda levava uma vida, cujas preocupações eram estudar e brincar, desejava trabalhar e ser útil em casa. Ele começou a trabalhar numa lojinha perto de sua casa.
Contudo ele não estava disposto a sacrificar sua liberdade e por isso não sabia lidar com a situação. Ora queria sua vida de volta, ora sentia que tinha que a ajudar sua família.
Certo dia Tonico não foi trabalhar para jogar bola com seu amigo e por isso foi demitido. Tonico colocou na cabeça a ideia de ter a mesma liberdade que seu amigo Carniça.
Carniça é era um menino pobre que desde seis anos ganhava a vida trabalhando vendendo jornais e engraxando sapatos na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Ele vivia pelas ruas, não estudava, dormia no depósito de jornais, comia em pensões e quando queria voltava para casa, onde morava com a mãe e dividia com ela o dinheiro que conseguia.
Tonico era muito teimoso, queria ter a mesma liberdade que seu amigo e fugiu de casa, mas nada saiu com ele esperava. Ele não tinha nenhum conhecimento prático sobre o quanto é difícil e perigoso ser um pequeno trabalhador das ruas.
Este é um livro sensível cujo personagem principal vive o conflitante desafio de crescer. Boa leitura!
A história de Tonico possui uma continuação no livro ‘’Tonico e Carniça’’.
Esta obra faz parte do acervo da Biblioteca Pública Municipal Donateli Gandra Fonseca. O atendimento é de segunda à sexta das 8h30 às 17h30 na rua Lassance Cunha, 671 no Quinzinho.
Fonte: bibliotecas públicas
Foto: divulgação bibliotecas públicas
 
 
Graduado em Comunicação Social, habilitação em jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Acredita na importância da mídia na vida do cidadão para a formação de opinião. Acompanha as principais notícias em TV, sites jornalísticos, blogs e jornais impressos.

29 de julho de 2010
6 de outubro de 2022
19 de janeiro de 2021
3 de janeiro de 2011
Copyright © 2007-2018 Últimas Notícias. Todos os direitos são reservados. | Desenvolvido por André Ribeiro

source