Notícias, participação de especialistas e de importantes nomes da política e apuração das urnas em tempo real a partir de 16h30 de domingo (2.out.2022)

O jornal digital Poder360 promoverá no domingo (2.out.2022) live com as principais informações e momentos de destaque do 1º turno das eleições de 2022. A programação contará com notícias, análises de especialistas e atores importantes da política e do poder e a apuração das urnas em tempo real.
A live será apresentada pelos editores sêniores Guilherme Waltenberg e Paulo Silva Pinto. Repórteres do jornal digital estarão em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo registrando as principais informações e o clima das campanhas dos principais candidatos à Presidência no dia da eleição.
Será a partir das 16h30, com transmissão ao vivo no canal do Poder360 no YouTube (inscreva-se e ative as notificações), no Facebook, Instagram e LinkedIn.
Assista:

Entre os convidados confirmados estão:

Neste 1º turno das eleições de 2022, mais de 156 milhões de brasileiras e brasileiros vão às urnas nos 26 Estados e no Distrito Federal para escolher deputados federais, estaduais ou distritais, senadores, governadores e o presidente da República.
No sistema majoritário serão escolhidos 27 governadores, 27 senadores e 1 presidente da República. Por esse modelo, vence a candidata ou candidato que receber mais votos na eleição. Se nenhum dos postulantes atingir mais de 50% dos votos válidos, os 2 mais votados na 1ª etapa disputam o 2º turno das eleições.
Já pelo sistema proporcional serão eleitos 513 deputados federais para a Câmara dos Deputados e os milhares de deputados estaduais e distritais das 26 Assembleias Legislativas dos Estados e da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
A disputa presidencial segue polarizada entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL).
Última pesquisa PoderData, realizada de 25 a 27 de setembro, mostra Lula liderando a disputa com 48% das intenções de votos válidos, seguido por Bolsonaro, com 38%. O resultado em votos válidos inclui só as intenções atribuídas a um candidato, excluindo-se brancos e nulos. É assim que o TSE divulgará os resultados no domingo à noite, 2 de outubro. Se um candidato receber pelo menos 50% + 1 dos votos válidos, ele ganha a eleição no 1º turno.

A pesquisa PoderData foi realizada de 25 a 27 de setembro de 2022. Foram entrevistadas 4.500 pessoas com 16 anos de idade ou mais em 323 municípios nas 27 unidades da Federação. Foi aplicada uma ponderação paramétrica para compensar desproporcionalidades nas variáveis de sexo, idade, grau de instrução, região e renda. A margem de erro é de 1,5 ponto percentual, para mais ou para menos.
As entrevistas foram realizadas por telefone (para linhas fixas e de celulares), por meio do sistema URA (Unidade de Resposta Audível), em que o entrevistado ouve perguntas gravadas e responde por meio do teclado do aparelho. O intervalo de confiança do estudo é de 95%.
Para facilitar a leitura, os resultados da pesquisa foram arredondados. Por causa desse processo, é possível que o somatório de algum dos resultados seja diferente de 100. Diferenças entre as frequências totais e os percentuais em tabelas de cruzamento de variáveis podem aparecer por conta de ocorrências de não resposta. Este estudo foi realizado com recursos próprios do PoderData, empresa de pesquisas que faz parte do grupo de mídia Poder360 Jornalismo. Os resultados são divulgados em parceria editorial com a TV Cultura. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-01426/2022.
O Poder360 mantém acervo com milhares de levantamentos com metodologias conhecidas e sobre os quais foi possível verificar a origem das informações. Há estudos realizados desde as eleições municipais de 2000. Trata-se do maior e mais longevo levantamento de pesquisas eleitorais disponível na internet brasileira.
O banco de dados é interativo e permite acompanhar a evolução de cada candidato. Acesse o Agregador de Pesquisas clicando aqui.
As informações de pesquisa começaram a ser compiladas pelo jornalista Fernando Rodrigues, diretor de Redação do Poder360, em seu site, , no ano 2000. Para acessar a página antiga com os levantamentos, clique aqui.
a) Para receber as informações solicitadas, você nos autoriza a usar o seu nome, endereço de e-mail e/ou telefone e assuntos de interesse (a depender da opção assinalada e do interesse indicado). Independentemente da sua escolha, note que o Poder360 poderá lhe contatar para assuntos regulares.
b) Caso não deseje oferecer o seu consentimento para as divulgações do Poder360, é possível seguir sem receber as informações assinaladas acima. Você poderá, a qualquer momento, se descadastrar de nossos contatos ou revogar o consentimento dado abaixo pelos nossos canais de atendimento.
c) O Poder360 garantirá o exercício de quaisquer direitos e prerrogativas de proteção de dados pessoais em conformidade com a Lei 13.709/2018.
Mais informações, leia nossa Política de Privacidade.
O Poder360 enviou um e-mail para você confirmar a inscrição. Clique no link enviado para o seu e-mail para concluir o cadastro.
Não chegou ainda? Dê uma olhada na caixa de spam se a mensagem não tiver aparecido em alguns minutos.

source