Ex.Saúde, Presidente, Governo
Garantir a segurança e proteção aos cidadãos, eleitores e servidores da Justiça Eleitoral é o objetivo da Operação Eleições 2022, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), a partir desta segunda-feira (26).
A ação conjunta durante o primeiro turno das eleições gerais de 2022 será acompanhada, em tempo real, por representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), das polícias Civis e Militares, da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Corpo de Bombeiro Militares, Ministério da Defesa, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), das secretarias de Segurança Pública e Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).
No próximo domingo, dia 2 de outubro, as forças de segurança pública atuarão – nos 26 estados e no Distrito Federal – em cartórios eleitorais, locais de votação e de apuração dos votos, vias públicas e estações de transporte.
Entre os impactos na segurança pública que poderão ser observados durante o pleito, estão possíveis crimes eleitorais (boca de urna, transporte ilegal de eleitores, compras de votos, entre outros), manifestações pacíficas e/ou violentas, bloqueio de vias, rixas, ameaças e atentados, temporais e/ou alagamentos e quedas de energias em locais de votação e de apuração dos votos.
Os indicadores gerados por estes possíveis impactos irão alimentar os boletins informativos que serão divulgados, a partir das 9h, com periodicidade de três horas, por meio do site e das redes sociais do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Os trabalhos serão monitorados pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) e pelos Centros Integrados de Comando e Controle Estadual (CICCE).
Ainda segundo dados divulgados pelo Ministério da Justiça, nas eleições municipais de 2020 foram presas 2,7 mil pessoas e apreendidos 35 menores. As principais ocorrências foram relacionadas a apreensões com destaque para material de campanha.
Do total de 94,3 mil ocorrências, 93,7 mil foram de material de campanha, 394 de veículos e 111 de armas. A segunda maior quantidade de ocorrências foi relacionada à desinformação com 8,9 mil – a maior parte de disparo de mensagem em massa (8,2 mil). As demais foram de indicações de desinformação sobre o processo eleitoral, com 559, no total.
O levantamento revela ainda que crimes eleitorais como boca de urna, compra de votos, concentração de eleitores, transporte ilegal de eleitores e outros, somaram 4,6 mil ocorrências. Crimes comuns como ameaça, furto, homicídio, tentativa de homicídio, lesão corporal, porte ilegal de arma de fogo, roubo e vias de fato, tiveram 943 ocorrências.
Com relação a incidentes de segurança pública e defesa social no entorno dos locais de votação, o total de ocorrências foi de 250. Houve atendimentos de urgência e emergência, bloqueios de vias, falta de energia elétrica, incêndios e manifestações. As ocorrências de crimes contra candidatos, entre ameaças, homicídio, tentativa de homicídio e lesão corporal, resultaram em 172 ocorrências.
Assista na TV Brasil:
Edição: Denise Griesinger
Programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, foi conhecer a cidade de Carlópolis (PR) onde é produzida uma goiaba de sabor e qualidade únicos e que despertou a atenção no exterior. 
O gato-maracajá é um felino de hábitos noturnos e solitários característico da Mata Atlântica e foi avistada pela primeira vez, na Estação Estadual de Guaxindiba, no norte do estado.
Segundo turno das eleições presidenciais é dia 30 de outubro. Bolsonaro visita três capitais nordestinas, enquanto Lula grava vídeo de programa eleitoral.
Os principais sintomas das doenças reumáticas que podem despertar a atenção dos pais e responsáveis são dores musculoesqueléticas, principalmente nas pernas.
Polícia disse que duas mulheres, de 21 e 20 anos, irão mais tarde ao tribunal de Westminster acusadas de “danos criminais à moldura da pintura Girassóis de Van Gogh”.
Organização Mundial da Saúde diz que mais de 16 milhões de brasileiros adultos têm diabetes tipo 2, doença que se caracteriza pelo aumento dos níveis de glicose no sangue.
Jair Bolsonaro visita Teresina, Fortaleza e São Luís, enquanto Lula não tem agenda neste sábado. O segundo turno das eleições será no dia 30 de outubro.
Na oitava edição, a mostra vai até o dia 22, no Espaço Cultural Dr. Além, com entrada gratuita. Serão apresentados 125 curtas-metragens, dos quais 47 feitos por mulheres.
A carteira digital cruza as várias bases de dados do governo com as informações inseridas pelo empregador no e-Social, sistema de registro de dados trabalhistas pela internet.
A sessão de hoje terá apresentações da Orquestras de Câmara do Palácio Itaboraí, da Orquestra e Banda da Unirio, além de quatro projetos musicais de comunidades cariocas.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source